A PDCA

PDCA Engenharia é uma empresa que atua no segmento de tecnologia da construção. Há 18 anos, surgiu com a Missão de: “Empreender com sustentabilidade, agilidade e comprometimento, oferecendo projetos com a melhor relação de custo e benefício, visando qualidade de vida”, além da Visão de “Ser Empresa comprometida na permanente busca da excelência na construção de valores sustentáveis à sociedade”. Para isso, escolheu como metodologia de trabalho o “Ciclo PDCA”, simbolicamente expresso em sua própria marca.


Por meio deste método interativo de gestão, que significa Planejar-Executar-Verificar-Ajustar (do inglês Plan, Do, Check, Act), PDCA Engenharia planejou e executou com qualidade grandes obras comerciais e industriais, entre 1995 e 2005.


A partir de 2006, continuou gerenciando projetos com base neste sistema que visa melhoria contínua de processos e produtos. Porém, passa a ter foco na HABITAÇÃO, tendo atualmente em seu histórico mais de seis mil casas construídas, seis mil em andamento e outras sete mil previstas para serem entregues em 2014 através do Programa Minha Casa, Minha Vida.


Inovação com tecnologia e certificação

Com atuação nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás, a empresa conta com fortes parcerias e uma equipe altamente qualificada cuja atribuição é sempre buscar a inovação com tecnologia para atender a construção sustentável.


Com essa visão, PDCA Engenharia utiliza sistema construtivo industrializado que garante custos, qualidade, prazo e menor impacto ambiental.

Por tudo isso, foi a primeira empresa mineira do setor a obter a certificação internacional NBR ISO 9001-2000 e é também detentora do PBQ P-H, nível A, o mais alto grau de certificação do programa Minha Casa Minha Vida, que busca proporcionar melhoria de qualidade e produtividade, com elevação da competitividade.

PDCA em 1º lugar na Etapa Estadual do Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho 2010


A PDCA ENGENHARIA tem o orgulho de dividir com seus colaboradores, clientes e parceiros o 1º lugar (categoria Gestão de Pessoas) na Etapa Estadual do PSQT - Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho 2010.


Criado em 1996 com o objetivo de estimular as empresas brasileiras a incorporarem a responsabilidade social como parte integrante de suas estratégias mediante o reconhecimento e a difusão de boas práticas, o PSQT 2010 avaliou ao todo 245 empresas mineiras e 46.418 trabalhadores nas categorias: cultura organizacional; gestão de pessoas; educação e desenvolvimento; ambiente de trabalho seguro e saudável; inovação; e desenvolvimento socioambiental. “Para nós, receber o 1ª lugar entre tantas empresas é ter nosso trabalho reconhecido. Sabemos que o Capital Humano é um grande diferencial competitivo no atual mercado. Por isso, gerimos pessoas no intuito de valorizá-las e melhorar seu desempenho”.


Na categoria Gestão de Pessoas, PSQT avalia o conjunto de práticas e de resultados relacionados à organização do trabalho, à autonomia dos diversos níveis da força de trabalho, à interação entre os colaboradores e ao exercício da liderança. Considera, ainda, a estrutura de cargos e salários, as oportunidades de crescimento pessoal e profissional, o sistema de remuneração e de recompensa, a avaliação de desempenho, a retenção de talentos e a satisfação dos colaboradores como fatores de melhoria do processo produtivo.

Também conhecido como “Ciclo de Deming”, o PDCA é uma das primeiras ferramentas de gestão da qualidade (ou ferramentas gerenciais) e permite o controle do processo.Foi criado na década de 20 por Walter A. Shewart, mas foi William Edward Deming, o “guru do gerenciamento da qualidade”, quem disseminou seu uso no mundo todo (por isso, a partir da década de 50, o ciclo PDCA passou a ser conhecido como “Ciclo Deming”). O PDCA é um método amplamente aplicado para o controle eficaz e confiável das atividades de uma organização, principalmente, àquelas relacionadas às melhorias, possibilitando padronização nas informações do controle de qualidade e menor probabilidade de erros nas análises ao tornar as informações mais entendíveis.

O PDCA constitui-se das seguintes etapas:

“PLAN” – O primeiro passo para a aplicação do PDCA é o estabelecimento de um plano, ou um planejamento que deverá ser estabelecido com base nas diretrizes ou políticas da empresa e onde devem ser consideradas três fases importantes: a primeira fase é o estabelecimento dos objetivos, a segunda, é o estabelecimento do caminho para que o objetivo seja atingido e, a terceira é a definição do método que deve ser utilizado para consegui-los. A boa elaboração do plano evita falhas e perdas de tempo desnecessárias nas próximas fases do ciclo;

“DO” – O segundo passo do PDCA é a execução do plano que consiste no treinamento dos envolvidos no método a ser empregado, a execução propriamente dita e a coleta de dados para posterior análise. É importante que o plano seja rigorosamente seguido;

“CHECK” – O terceiro passo do PDCA é a análise ou verificação dos resultados alcançados e dados coletados. Ela pode ocorrer concomitantemente com a realização do plano quando se verifica se o trabalho está sendo feito da forma devida, ou após a execução quando são feitas análises estatísticas dos dados e verificação dos itens de controle. Nesta fase podem ser detectados erros ou falhas;

“ACT” ou “ACTION” – a última fase do PDCA é a realização das ações corretivas, ou seja, a correção da falhas encontradas no passo anterior. Após realizada a investigação das causas das falhas ou desvios no processo, deve-se repetir, ou aplicar o ciclo PDCA para corrigir as falhas (através do mesmo modelo, planejar as ações, fazer, checar e corrigir) de forma a melhorar cada vez mais o sistema e o método de trabalho. Algumas vantagens da utilização do Ciclo PDCA: Em geral, os envolvidos em um grupo de trabalho para resolver problemas, utilizando PDCA, são mais capazes de inovar e ficar à frente da concorrência através de um rigoroso método de resolução de problemas. Isso também cria uma cultura de solucionadores de problemas e pensadores críticos. Desse modo, a abordagem PDCA pode trazer-nos mais perto de qualquer meta que nós escolhemos. Taxa de variação, isto é, taxa de melhoria, é um fator competitivo fundamental no mundo de hoje. O ciclo PDCA permite grandes "saltos" de desempenho: "descobertas" muitas vezes desejadas em uma abordagem ocidental e pequenas melhorias freqüentes. O método científico PDCA se aplica a todos os tipos de projetos e atividades de melhoria.

Realizações em Goiás

  • Residencial Pôr-do-Sol (Rio Verde – GO - 547UH)
  • Residencial Joaquim Quirino – 250 unidades - Quirinópolis

Realizações no Triângulo Mineiro

  • Residencial Dourados – 404 unidades - Pirajuba
  • Residencial Portal de Fátima – 442 unidades - Araguari
  • Residencial Jardim Célia – 1.136 unidades - Uberlândia
  • Residenciais Santa Rosa,  José Anselmo de Freitas e Bella Vista – 656 unidades - Iturama
  • Residenciais Vera Lúcia Elias e Alcides Veríssimo – 976 unidades - Iturama
  • Residencial Monte Hebron  – 1076 unidades - Uberlândia
  • Residencial Lago Azul –  250 unidades - Uberlândia

Alto Paranaíba

  • Residencial Jardim Sul – 1.383 unidades - Patrocínio
  • Residencial Nova Ituiutaba – 997 unidades - Ituiutaba

Norte de São Paulo

  • Residencial  Bebedouro – 536 unidades - Bebedouro
  • Residencial Leda Silveira Amendola  – 548 unidades - Barretos

Loteamentos

  • Loteamento Top Life – 270 lotes - Catanduva
  • Loteamento São Bento  –  408 lotes - Uberlândia

NBR ISO 9001:2000

Consiste na certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas - Construção e Gerenciamento de Projetos de Obras Residenciais, Comerciais e Industriais - abrangendo coordenação, compatibilidade e desenvolvimento de projetos, execução de obras, licitação, fiscalização e controle de todos os processos técnicos e administrativos concernentes à obra e essenciais ao êxito da mesma.


PBQP-H nível A

É a maior certificação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, criado pelo governo federal para melhorar a qualidade e a produtividade na construção civil do Brasil. Avalia-se a construção de obras residenciais, comerciais e industriais, abrangendo essencialmente o desenvolvimento das mesmas.

Área de atuação

Minas Gerais - MG


Araguari - MG
Araporã - MG
Campina Verde - MG
Capinópolis - MG
Frutal - MG
Iturama - MG
Limeira do Oeste - MG
Patrocínio - MG
Pirajuba - MG
Santa Vitória - MG
Tupaciguara - MG
Uberlândia - MG
Limeira do Oeste - MG

PDCA 22 anos

O MENOR PRAZO DE ENTREGA DO MERCADO

SUSTENTABILIDADE